Caráter: Conjunto de qualidades (boas ou más) de um indivíduo que lhe determinam a conduta e a concepção moral; coerência de atitudes, domínio de si. (Dic.Aurélio)
Personalidade: pessoalidade, individualidade, elemento estável da conduta, maneira habitual de ser, originalidade. (idem)
De maneira geral, podemos dizer que personalidade é algo original, nossas características psicológicas. Nosso caráter, é como moldamos essas qualidades diante de situações práticas, ou seja, nosso comportamento moral.
Salomão não usa o termo caráter no livro de Provérbios, mas todo o texto é voltado para a formação moral. Ele fala da sabedoria, dá conselhos e faz reflexões, tudo com base em uma vida correta e prática, que nada mais é do que o exercício de um bom caráter. Hoje, o principal desafio dos cristãos é ter um viver digno de segunda a sexta-feira. Isso, porque ser cristão no fim de semana, dentro da igreja, é algo simples e confortável. Nosso caráter e nosso compromisso com Deus são testados quando entramos em situações difíceis em nossa casa, no nosso serviço, no cinema, na escola, etc. Aí, vamos ver nosso verdadeiro caráter.
A repercussão do bom caráter
O começo do livro de Provérbios já indica o teor da mensagem: fala que as palavras do livro ajudarão na formação da sabedoria, na disciplina, entendimento, sensatez, justiça e correição (Pv.1:2 e 3). O verso 4 resume a intenção falando de prudência e bom senso, que nada mais é do que a formação de um bom caráter. O bom caráter é condicional, ou seja, a pessoa tem que querer (2:1-8). O bom caráter faz a pessoa se destacar (4:18). Mas, para o destaque, é preciso se afastar das palavras perversas e da maldade, ter objetivos corretos e não se desviar do bom caminho (4:23-27). Salomão alerta para a riqueza acumulada injustamente (10:2), sobre as fraudes no comércio (11:1) e sobre o bom uso do salário (10:16). Quem tem bom caráter ouve as palavras de Deus (3:1-4 fala da boa reputação), respeita a família (10:1), valoriza os animais (12:10) e defende os pobres (29:7). Resumindo: bom caráter faz o homem feliz (8:32-34).
Na prática:
-O bom caráter deve ser demonstrado em todas as situações da vida e não somente na igreja (Col.3:17). Na escola, em casa, no serviço e na diversão é que mostramos nosso verdadeiro ego.
-Você é sal e luz e deve se lembrar que, como cristão, deve ser exemplo. As pessoas esperam um bom comportamento de quem se diz cristão (Mt.5:13 e 14).
-Ser bom aluno, bom trabalhador e bom cidadão é uma forma de mostrar seu bom caráter e dar bom testemunho de sua fé.
-As boas atitudes revelam nosso interior. Se a fé não vem de obras, é porque vem para as obras. (Tg.2:14-25). Nossas atitudes vão revelar nosso caráter e nosso compromisso com Deus.
Um comentário:
O bom caráter se mostra nas pequenas coisas....
"Foste fiel no pouco"... assim disse o Mestre.
Postar um comentário