quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Provérbios - Estudo VIII

A importância da sabedoria 


A figura principal dos escritos de Salomão é a sabedoria. Importante lembrar mais uma vez: sabedoria não é ser inteligente. Alguém pode ser muito inteligente e não ser sábio. Enquanto a inteligência está ligada à rapidez de raciocínio, a sabedoria está ligada ao acúmulo de conhecimento, experiência de vida, prudência e juízo (Dic. Ruth Rocha). Para os judeus, a sabedoria – assim como outras virtudes intelectuais – é intensamente prática e não teórica. Sabedoria seria a arte de ser bem sucedido, de alcançar os resultados desejados. Sua sede é o coração, o centro da decisão moral e intelectual (I Reis 3:9) (Novo Dic.da Bíblia).


História
A sabedoria para os judeus era essencial para a liderança. Daí, porque os juízes, líderes e reis precisavam tanto da sabedoria e a valorizavam no sentido prático. No Egito, o faraó precisava de um homem sábio para liderar o povo durante a crise da fome e encontrou um hebreu (José, em Gn.41:33). O próprio Salomão teve oportunidade de pedir riquezas e glórias a Deus durante seu reinado, mas preferiu pedir sabedoria (I Rs.3). A diferença histórica entre a sabedoria judaica e a dos outros povos é que a sabedoria do povo judeu está relacionada com o contato com Deus. Os gregos têm o respeito de terem desenvolvido a “razão” com filósofos como Platão e Aristóteles, os orientais valorizam o equilíbrio, mas nenhuma sabedoria é tão importante e tão prática quanto aquela que vem de Deus, leva o homem pra perto de Deus e traz paz para a vida.


O objetivo de Salomão, com o livro de Provérbios, é fazer com que o leitor experimente a sabedoria, a disciplina e a justiça (1:2-5). Ele estabelece a condição para uma vida sábia: é preciso ter o temor do Senhor (1:7). Ou seja, você pode passar em vários vestibulares, ganhar no Show do Milhão e ser o maior nerd da sua escola, mas se não tiver Deus em sua vida, nunca será sábio. Salomão criou a imagem de uma pessoa (uma mulher) que sai às ruas gritando para ser aceita (1:22 e 23 e cap.8), para simbolizar a sabedoria. Ela estava desde o princípio da criação (8:22). Mas o que importa mesmo é a dimensão prática do ensino de Salomão.



1:7
Só é sábio quem é de Deus
2:6
A verdadeira sabedoria vem de Deus
3:13
A sabedoria traz felicidade
3:4-10
O sábio tem boa reputação, saúde e riqueza
3:16
O sábio tem vida longa e de paz
8:10-11
A sabedoria é mais importante que riquezas
11:2
Humildade revela sabedoria
12:10-12
O sábio valoriza o trabalho e não é preguiçoso
10:1,29:3
O sábio valoriza a família



Na prática
-Você deve ler muitos livros edificantes e principalmente a Bíblia. Pra ter sabedoria, é preciso ouvir a Palavra de Deus. Portanto, frequente os cultos e a EBD e preste atenção na mensagem.
-Seja prudente e obedeça aos pais e às autoridades (a não ser que eles estejam expressamente errados). 
-Valorize o próximo e as amizades.
-Preocupe-se mais em ter bom caráter do que ter riqueza (esta vai ser conseqüência da sabedoria).
-Tenha um trabalho (que não precisa ser remunerado). Você pode ajudar em casa, na igreja, em uma organização filantrópica.
-Depois você vai ver as consequências: saúde, bom viver na família e com os amigos, prosperidade e vida longa e de paz.



Nenhum comentário: