segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O câncer de Lula me envergonhou

O ser humano é realmente a perdição da humanidade. Por mais divergências que se possa ter com alguém, o desejo do sofrimento alheio mostra o tanto que o ser humano está distante de um mínimo de civilização.

Gilberto Dimenstein

O câncer de Lula me envergonhou


Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.

Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?
Lula teve muitos problemas - e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.

No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia. Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado, um avanço do jornalismo, e, de outro, uma porta direta para o esgoto do ressentimento e da ignorância. Isso significa que um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.

Folha on line - 30/10/11

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fim do U2

Acho que o mundo não vai acabar em 2012, mas o U2 vai.

Bono: 'U2 pode acabar em 2012'


Líder da banda tem dúvidas quanto ao futuro do grupo, formado em 1976

Integrantes do U2 devem se separar no ano que vem

Bono deu uma declaração bombástica para os fãs do U2: a banda pode terminar em 2012. "Não sei ao certo se realmente chegamos ao fim. É provável que ouçam algo sobre um novo trabalho no ano que vem, mas também é possível que isso não aconteça", disse, em entrevista recente à edição americana da revista Rolling Stone.


A decisão, porém, ainda está em aberto, como se vê pelo tom reticente com que o vocalista falou sobre o assunto. "Ficaria feliz se terminássemos a carreira com No Line on the Horizon (2009), mas duvido que isso aconteça."


O motivo para a separação seriam os constantes questionamentos em torno da relevância do U2 nos dias de hoje. Está previsto para este ano o lançamento da edição de luxo do disco Achtung Baby, de 1991. "Quero apenas sumir com a minha família, alguns livros, meu iPod e uma guitarra acústica", disse Bono.


Bono, o guitarrista The Edge, o baterista Larry Mullen Jr. e o baixista Adam Clayton estão juntos desde 1976. Em setembro, Bono já havia anunciado que o grupo faria uma pausa após o fim da turnê 360º. A temporada de shows iniciada em 2009 quebrou o recorde de arrecadação em turnês: 736 milhões de dólares. Até então, o marco pertencia ao Rolling Stones e a turnê A Bigger Band, que faturou 558 milhões de dólares.


Veja on line - 26/10

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Minhas poesias - Da série Sumariíssimas




Rima

Seu sorriso é um poema,
Poema que rima fácil,
Que rima fácil e rápido 
Com o meu olhar.


(eu e o sorriso lindo do meu amor Lucyene)

Curta legal





Ideias do povo


Este curta fantástico é da minha amiga Adriana "Bafão" Andrade. Foi um dos premiados no 1º Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, realizado em maio de 2008 em Brasília. Foi filmado na rodoviária da capital.

Provérbios - Estudo V

A obediência aos pais


Hoje o estudo vai especialmente para os adolescentes. Os pais têm uma responsabilidade muito grande como aqueles que não apenas geram, mas cuidam, educam e sustentam os filhos. Infelizmente, nem todos os pais são bons como a ideia que Salomão passa no livro. Mas mesmo aqueles que não têm pais tão bons devem honrá-los, porque é uma forma de testemunhar, mostrar amor e gratidão. Quem infelizmente não tem ou o pai ou a mãe, ou os dois, deve honrar aquele que cumpre o papel de pai.


O período da adolescência abrange 3 aspectos:
a) físico – características próprias do crescimento.
b) cultural – da forma como é entendida hoje, a adolescência é algo recente. Culturas indígenas não têm adolescência. Em certos períodos da história, a adolescência não era reconhecida. Hoje, há até uma indústria cultural voltada para adolescentes.
c) emocional – desafios, aceitação, sentimentos.


E nesse crescimento surgem as diferenças com os pais, de forma que a adolescência é o período mais complicado em termos de obediência aos pais. 


A família
Para o adolescente ter uma referência de si mesmo, é preciso valorizar a família e honrar os pais (Ex.20 e  Ef.6). Honrar é mais do que obedecer. É fazer por vontade própria, é ir além, é mostrar amor, respeitar os irmãos, ajudar no serviço de casa e ter responsabilidade espiritual.


A afirmação
A adolescência é uma fase de grande busca de afirmação e aceitação:
-Ter identificação com um grupo (o adolescente cristão precisa ter o cuidado devido para evitar más influências).
-Não se preocupar muito com a definição de adolescente (criança para certas coisas e adulto para outras).
-Procurar vencer a timidez (a timidez é fruto de uma auto-imagem negativa. Você não precisa ter uma imagem negativa de você mesmo).
-Não ter um padrão de beleza como meta (Holywood e Malhação não devem servir de referência). Deus prefere ver o coração (I Sam.16:7).


Por que obedecer?
Os pais não são perfeitos, mas na maioria das vezes, querem o bem dos filhos e pagam um preço alto para isso. Salomão faz uma diferença clara entre quem obedece quem desobedece aos pais (10:1). Obediência deve ser por motivação íntima (7:1), servirá de guia e proteção(6:20-22), leva ao discernimento (4:1), leva a uma vida longa e de paz (3:1 e 2). O bom filho entende a disciplina como sabedoria, mas o desobediente é  considerado zombador (12:1) . 

domingo, 23 de outubro de 2011

Minhas poesias

A lei da rua já vista 
É a lei do verbo livre, 
É a maldição atenta 
A todo movimento lento. 
A lei da rua é a vereda 
Da velha e verde verdade, 
Dia claro e violado, 
A veia da vaidade. 
A vida ao vivo vive em coma, 
Faca e fúria fazem fama. 
Derrota, doença e dor... 
Não há calor e nem cama. 
Mundo gira, move mudança, 
Mente maquina o pensar. 
Via da volta, abrigo que arvora, 
O filho que volta ao lar. 


(Filho Pródigo)

sábado, 22 de outubro de 2011

Curta legal


O que ninguém faz quando todo mundo deveria fazer
Este curta foi feito no meu último ano de jornalismo (2002).
Baseado no Auto da Lusitânea, obra do escritor português Gil Vicente, o filme traz uma série de lições por meio de diálogos rimados. É uma crítica à vida hipócrita e à falsidade religiosa.
Foi uma empreitada com meus irmãos Clício e Felício, e o apoio precioso dos amigos Bart e Cavera.
Aliás, Cavera levou o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festicurtas 2002.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Faiô...

São quase 23h. Acho que o mundo não vai acabar hoje não...
Lembrei: é horário de verão !!! Mantenham a esperança por mais duas horas, então!


"Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe,
nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai."

Mateus 24:36

(para entender melhor, leia o posto do fim do mundo mais abaixo)

Listas - 10 coisas que nunca vamos ouvir dentro das igrejas

10 coisas da igreja 10 coisas que nunca vamos ouvir na igreja

Obs: tem gente garantindo que já ouvi dessas frases...

Retirado do www.pavablog.com, que puxou do profetirando.com.br

Provérbios - Estudo IV

O perigo da religião hipócrita 



O livro de Provérbios não fala diretamente sobre religião, mas fala sobre questões práticas do dia a dia. Aí, entram as instruções de Salomão para um viver correto. Esse discurso vai encontrar eco nas palavras de Jesus, nos evangelhos, principalmente no livro de Mateus.


Hipocrisia – fingimento de virtudes e sentimentos, impostura, falsidade (Dic.Ruth Rocha). A origem da palavra remonta ao teatro (grego – hupocrisis = ator). No sentido bíblico, significa falar uma coisa e viver outra. 


Salomão traz palavras duras e faz comparações entre os justos e os ímpios (hipócritas), nos capítulos 14 e 15. Enquanto o sábio tem discernimento, o tolo vive no engano (hipocrisia – 14:8). A casa dos ímpios vai ser destruída, enquanto a dos justos floresce (14:11), e cada um deles vai receber sua recompensa (14:14). O hipócrita é odiado (14:17). A religião não deve se limitar ao templo e, sim, atingir nossa vida diária (veja a comparação de Pv.14:31 e Tg.1:26 e 27). Em relação à oração, Salomão diz que o Senhor ouve os justos, mas despreza o sacrifício dos ímpios (Pv.15:8 e 29). Isso quer dizer que Deus conhece o nosso coração e sabe quando somos sinceros ou hipócritas. É o mesmo discurso usado pelo profeta Miquéias (Mq.6:6-8), quando diz que o Senhor prefere uma vida íntegra a milhares de sacrifícios. O Senhor prefere justiça, misericórdia e humildade. 


O discurso de Jesus – Quando Jesus veio em seu ministério terreno, o que ele mais atacou foi a hipocrisia. Lemos de longos discursos de Jesus condenando a hipocrisia dos fariseus. Jesus condenou a oração hipócrita (Mt.6:2), a vontade de aparecer (Mt.6:16), a falsidade da adoração(Mt.15:8) e comparou a hipocrisia com o fermento (Luc.12:1). O fermento era símbolo de pecado para os judeus, daí os pães asmos para a Páscoa. Muitos preferiam a aprovação dos homens do que de Deus (Jo.12:42 e 43). O apóstolo Paulo fala da necessidade de uma fé sem hipocrisia (ou sincera em outras versões – I. Tim. 1:5) e do amor sem hipocrisia (Rom.12:9). Até porque Deus conhece nosso coração e sabe se a nossa fé e nosso amor são verdadeiros ou só formalismo.


Na prática:
-O nosso louvor não deve se resumir ao culto de domingo, mas deve atingir todas as nossas atitudes (Col.3:16 e 17), seja na escola, em casa ou no cinema.
-O desafio que temos é honrar a Jesus em todos os instantes, mesmo naqueles em que a nossa fé é testada (Jo.12:25 e 26), como na rodinha de amigos ou em um clube.
-Ter a consciência de que, se honrarmos a Jesus em nossa vida diária e não somente no domingo, não seremos hipócritas e vamos ser abençoados (Rom.2:9 e 10).

Minhas poesias

Vez ou outra
(dedicada ao poeta Leandro Wirz)


A espátula, a espórtula,
A tranca da porta.
A pústula, a pétala,
A pena da pata.
O fálico, a sífilis,
A faca e a morte.
A pândega, a bússola,
O horizonte e o norte.
A cândida, a calêndula,
A dor e a ferida.
O semáforo, o fósforo,
O caminho da vida.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A vida imita o video

casal 1 (Foto: Reprodução de vídeo)

Depois de 72 anos de união,
casal morre de mãos dadas nos EUA


Gordon e Norma Yeager morreram no hospital após acidente de carro. Segundo os filhos, um não saberia viver sem o outro.

Um casal do estado americano do Iowa que ficou casado durante 72 anos morreu de mãos dadas no hospital na semana passada, segundo a família. Gordon e Norma Yeager morreram com uma diferença de uma hora um do outro.

A história deles começou na escola secundária. No dia da formatura, Norma Stock aceitou a proposta de casamento de Gordon. Eles se casaram em 26 de maio de 1939. Tiveram uma vida realizada e quatro filhos.
"Ficar juntos por 72 anos é bom, eu diria que é excepcional", disse a filha Donna Sheets à TV local KCCI.

Acidente

Outro filho, Dennis Yeager, disse que o casal saiu de casa na quarta-feira passada, de carro, para ir ao centro da cidade de Marshalltown. Mas, em uma esquina, o carro deles se chocou com outro que vinha em sentido contrário.

Eles foram hospitalizados na unidade de tratamento intensivo do hospital Marshalltown, no mesmo quarto, lado a lado, e ficaram de mãos dadas. Gordon morreu às 15h38, de mãos dadas com Norma. Ela ficou segurando a mão dele até também morrer, uma hora depois. Eles estavam cercados pela família. "Nenhum deles gostaria de ter sobrevivido ao outro", disse a filha Donna. "Eu não conseguia imaginar como isso ia ser. Nós fomos muito abençoados, honestamente, por eles terem morrido assim." "Eles amavam estar juntos", completou Dennis.

No velório, nesta terça-feira (18), Norma e Gordon continuavam de mãos dadas no caixão. Eles seriam cremados e teriam suas cinzas misturadas, segundo a família.

G1.globo.com - mundo - 19/10/2011

Comentário meu: impossível não lembrar Diário de uma Paixão, de Nick Cassavetes. No filme, um casal de idosos também morre de mãos dadas em um hospital, depois de passarem muito tempo lendo histórias de um casal apaixonado. Como a vovó tem alzheimer, ela não sabia que se tratava dela mesma e do grande amor de sua vida, que lia o caderno para ela. Vale a pena ver o filme, que tem  Rachel McAdams e Ryan Gosling (ótimos!) no elenco.

Faltam poucos dias...

'Fim do mundo' deve ocorrer nesta sexta-feira, diz pregador americano

Harold Camping prevê que 21 de outubro vai ser o 'Dia do Julgamento'.
Ele havia previsto o fim do mundo inicialmente para 21 de maio, mas errou.


O pregador evangélico Harold Camping, que ficou mundialmente famoso ao "prever" o fim do mundo para 21 de maio passado, afirmou que o "Dia do Julgamento" deve ocorrer nesta sexta-feira, 21 de outubro.
A confirmação da previsão, já feita anteriormente, está no site do Family Radio, programa de rádio de Camping, de 80 anos.

Camping havia chamado a atenção ao afirmar que o "Dia do Julgamento", conforme prevê a Bíblia, ocorreria às 20h de 21 de maio último, o que não ocorreu. Seus seguidores afirmaram terem ficado perplexos com o fato de o mundo não ter acabado.

Mais tarde, Camping afirmou que cometeu enganos em seus cálculos e remarcou o fim do mundo para 21 de outubro. Desta vez, ele avaliou que não seria necessário fazer tanta publicidade como em maio.
Camping recupera-se bem de um acidente vascular cerebral sofrido em junho.

g1.globo.com - mundo - 19/10/11

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Esporte e fé

Mulher de Luis Fabiano considera injustas críticas pesadas sobre o atacante

Mulher de Luis Fabiano diz que marido não é mágico e recomenda igreja ao time

A mulher do atacante Luis Fabiano, Juliana Paradela, recorreu ao Twitter para defender o atacante. Ela critica a maneira como o jogador tem sido tratado sobretudo nas redes sociais. O camisa 9 ainda não marcou desde o retorno ao futebol. A mulher diz que Luis Fabiano não é mágico.

"Se está ruim com ele, posso garantir que seria muito pior sem ele! Quem entende o mínimo de futebol sabe que ele não é mágico! Parem de criticar meu marido! Ele não é salvador da pátria! Se fosse só ele, iria jogar golfe! Futebol é coletivo!", postou.

A derrota do São Paulo diante do Atlético-GO culminou na queda de Adilson Batista. A esposa do atacante entendeu que todo o elenco não foi bem em Goiânia, considerando injusto apontar o atacante como culpado pelo revés no Brasileirão.

"É... O jeito vai ser levar o time todo do São Paulo para a igreja!".  "Agora a culpa é dele?! Ah! Vão catar coquinho! Ele ficou sete meses sem jogar! E acho que ele foi o melhor em campo! Pronto, falei!". Após a queda de Adilson Batista, o São Paulo anunciou Milton Cruz como comandante do time para os dois próximos jogos.

Do UOL Esporte - 17/10/11

sábado, 15 de outubro de 2011

Aos mestres, com carinho


Hoje é dia do professor.
Tive a sorte de ter vários bons professores desde o Jardim de Infância até a pós-graduação, passando pela Escola Bíblica Dominical.
Meus pais são grandes professores pra mim.
Tive, também, grandes professores fora do ambiente escolar. Meu irmão Felício me ensinou a cobrar falta, meu tio Silvio me ensinou a tocar flauta, meu amor Lucyene me ensinou a fazer arroz.
A todos os meus professores, a minha homenagem:
Feliz Dia do professor (e continuem me ensinando)!

Provérbios - Estudo III

Salomão e a sensualidade     


“A sensualidade e o vinho  tiram entendimento”, Os. 4:11


A sensualidade é uma qualidade própria do ser humano. É uma das manifestações da sexualidade. Os dicionários definem como algo que tem a ver com lascívia, volúpia, desejos materiais, o que desperta os sentidos (Aurélio e Ruth Rocha). Tem o seu valor, desde que no tempo e no lugar certo. O livro do Cântico dos Cânticos é um livro que traz um texto poético sobre os desejos entre um homem e uma mulher. O grande problema é a banalização da sensualidade, do desejo e de sexo. Salomão faz um grande alerta sobre o tema. 


A Bíblia apresenta fundamentalmente 3 tipos de pecado sexual: 1) fornicação (Amnom e Tamar em II Sam.13) – transar por transar .2) prostituição (Judá e Tamar em Gen.38) – sexo por dinheiro; e,
3) adultério (Davi e Bate-Seba em II Sam.11) – sexo fora do casamento. Salomão junta todos esses na figura da mulher adúltera.



Salomão reconhece a beleza da sensualidade (Pv.5:15-19), mas condena o pecado. No início pode ser bom, mas o fim é somente maldade (5:3 e 4). Salomão fala que o pecado sexual leva à morte e ao inferno (5:5), leva à pobreza e à doença (5:10 e 11). Diz ainda que a prostituição não vale merreca nenhuma, o adultério tira vidas preciosas (6:26), quem adultera comete loucura, recebe açoites e tem fama ruim (6:32 e 33). Salomão compara quem cai na tentação com um boi que vai para o matadouro ou o cervo que cai no laço (6:22 e 23) e a casa de prostituição com a sepultura (7:27). Quem ouve as palavras de Deus, acha sabedoria, encontra a vida e se livra das tentações (7:2-5). Ninguém pode se julgar forte o suficiente a ponto de não se cuidar. Podemos e devemos tomar uma série atitudes que vão nos afastar do pecado e nos levar pra perto de Deus:


Aprender com a experiência dos outros – Se você é adolescente e se seu pai não orienta você, cobre dele. No livro de Provérbios, várias vezes lemos do pai instruindo o filho e 30% das instruções focam a área sexual (Pv.caps.5,6 e 7). Se você não recebe instruções de seus pais, isso não serve de desculpa. Você pode conversar com seu pastor e ler muitos livros bons sobre o tema. Salomão começa os capítulos dizendo “filho, meu !”. 


Fugir da tentação – Quem está perto de Deus, resiste ao diabo (Tg.4:7). A proposta não é viver numa redoma de vidro, mas não dar lugar à queda (“não tomar fogo no seio”, Pv.6:27). Fugir como fez José do Egito (Gen. 39:12). De ordem prática:
-Desligar a TV ou rádio quando passar música ou cena que seja tentadora (apenas 6% de todos os casos de sexo na TV é entre casados)
-Desviar os olhos da sensualidade (Jó.31:1). Evitar o “segundo olhar”.
-Fugir das situações que comprometam a integridade moral (boates, sites, revistas, companhias, etc)
-Não ser provocante (com roupas, conversas ou comportamentos). Você se torna responsável pelo pecado que leva alguém a cometer.


Entender o casamento como o momento correto do sexo –  união sexual para Deus é “casamento” (Gen.2:24), e é tão puro que é símbolo da união entre Jesus e a igreja no fim dos tempos (Ap.19). Há muitas razões para esperar o momento correto. Uma delas é que Deus promete a bênção da dignidade para “um leito sem mácula”(Hb.13:4)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Música e fé

"O Rodolfo dos Raimundos morreu aos 27 anos", diz ex-vocalista da banda à revista


 

"Não voltaria por valor algum". Essa é a resposta de Rodolfo Abrantes, ex-vocalista dos Raimundos, sobre um possível retorno à banda que ajudou a formar em Brasília no final dos anos 80. Em entrevista à edição de cinco anos da revista "Rolling Stone Brasil", que chega às bancas na sexta-feira (14), o cantor de 39 anos é enfático ao dizer que "o Rodolfo dos Raimundos morreu aos 27 anos", idade que começou a enfrentar uma crise na banda.

A afirmação parece fazer uma alusão ao chamado "Clube dos 27", composto por músicos problemáticos que morreram nesta idade como Kurt Cobain, Jimi Hendrix e, mais recentemente, Amy Winehouse. "Amo os caras [da antiga banda], não tenho problema. Meu caminho é este, minha vida é falar de Jesus", diz ele na entrevista, que agora é missionário da Igreja Bola de Neve de Balneário Camboriú (SC).

Na entrevista, Rodolfo fala sobre a banda, a igreja, suas aspirações e relembra o passado. "Tudo o que sabiam de mim era 'Rodolfo dos Raimundos'. Parecia que eu era aquilo. Só que eu não era aquilo, eu tinha me tornado aquilo", ele conta sobre a saída da banda, em 2001, cinco meses depois de ele entrar na Igreja. "Eu estava num tribunal sendo acusado de ter traído o rock", recorda o músico, que diz não sentir rancor das pessoas que o criticaram.

A última vez que Rodolfo esteve com os antigos parceiros de Raimundos, conforme ele conta na entrevista, foi em 2007, no velório do pai, em Brasília. O guitarrista, Digão, o baterista, Fred, e o baixista, Canisso, apareceram para oferecer os ombros ao amigo, e desde então não se falaram mais. "O Canisso tocou comigo no Rodox um tempo. A gente sempre se deu muito bem. Não que não me desse bem com os outros, mas parece que o Digão e o Fred ficaram muito magoados".

Enquanto se dedica a ministrar cultos, uma nova formação dos Raimundos segue na estrada com Digão nos vocais, Canisso no baixo, Caio na bateria e Marquinho na guitarra. Em junho deste ano, a banda lançou o CD e DVD ao vivo "Roda Viva".


uol.música.com.br - 13/10

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Minhas poesias

Criança

Ter tanta coragem eu quisera
Pra não ficar só na quimera
De ser assim como criança.
Inconseqüente como poeta,
E tão prudente quanto asceta,
A contemplar toda a bonança.
E ao me ver em seu olhar
Vejo a lua, vejo o mar
De seu lindo pensamento.
Encubro a miscigenação
Entre o dolo e a retidão 
Desse estranho sentimento.
E na noite sonolenta
A razão refaz-se lenta
Enquanto há toque de oração.
Sonho a possibilidade
Dessa loucura-verdade
De poesia, placa e cartão.
Se a esse sonho eu me permito
Eu me condeno, me demito
E deixo o sono chegar.
Mas se a noite lhe traz esperança
Eu quero ser criança
Pra você ninar.

Música legal

Jack, Joe and Nancy in the mall





Esta música é um show de criatividade.
Inglês ou português?

O clipe também é muito bom. 
A banda Resgate ganhou muito com a entrada do tecladista Dudu Borges.
A prova disso é o CD Ainda não é o último, trabalho gravado em 2010, que traz A hora do Brasil e a música do vídeo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Provérbios - Estudo II

Mentira e fraude

Mentira – expressão contrária ao que se sabe, crê ou pensa. Falsificar algo. (Dic.Ruth Rocha)
Fraude – manobra para enganar alguém e causar-lhe prejuízo; abuso de confiança (idem)


Diz o provérbio popular que a mentira tem a perna curta. As definições de dicionário mostram que a mentira é algo mais comum que a fraude, porque a fraude tem um aspecto mais técnico. Toda fraude é uma mentira, mas nem toda mentira é uma fraude. Mas de ordem prática, são a mesma coisa. 


A origem – no Éden, quando a serpente enganou Eva. Satanás “adaptou” a verdade, fazendo Eva cair na ideia de ser igual a Deus (Gen.3). Uma meia verdade é exatamente igual a uma mentira inteira. Daí porque o diabo é o pai da mentira (Jo.8:44).


Por que as pessoas mentem? – A revista Veja (10/2002) trouxe uma ampla reportagem sobre o uso da mentira. De acordo com um estudo norte-americano, em um dia normal, uma pessoa ouve cerca de 200 mentiras. A maioria são mentiras sociais (“seu cabelo está lindo”, “atrasei por causa do trânsito”, “está tudo bem”) ou em meios de comunicação (propaganda, políticos, notícias). Mas também têm aquelas pessoais, com graves consequências. O mesmo estudo apontava algumas razões pelas quais as pessoas mentem: 


Para fugir de um castigo
Mentira de criança, de políticos negando fraudes, de criminosos
Para ser admirado
“Já fiquei com a Gisele Bundchen”, “Eu nunca menti”
Para escapar de embaraços
Interromper a conversa ao telefone falando que a bolo está queimando
Para ter recompensa
Políticos, empresários com impostos, fraudes em concursos e provas
Para manipular
Religiosos, políticos, guerras, em caso de calamidade pública


No dia a dia, vemos mentiras como cola na escola, contar vantagens de namoro, fraudar a confiança de alguém (como “ficar”), mentir para os pais sobre companhias ou lugares visitados, não devolver o troco errado, etc, etc, etc...


O que nos diz Provérbios – Salomão é muito duro com a mentira. Diz que no começo pode até ser bom, mas depois vêm as consequências (Pv.20:17, pão suave que vira areia na boca). A mentira é sempre momentânea, enquanto a verdade é duradoura (12:19). A mentira está relacionada com o mal (12:20). O Senhor odeia a mentira, mas se deleita com a verdade (12:22). Os justos odeiam o que é falso, enquanto o ímpio passa vergonha (13:5). O castigo para a mentira é inevitável. “A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras não sairá livre”. Não se deve nem contar “mentirinhas” (26:18 e 19) e falar sem pensar (19:2). O filme Intrigas mostra estudantes de jornalismo que inventaram uma mentirinha e a história termina com um assassinato. A Bíblia ainda diz que os mentirosos irão para o inferno (Ap.22.15).


Conclusão – Pode ser difícil inicialmente, mas é sempre melhor falar a verdade. Administrar a mentira é sempre trabalhoso e quando a verdade vier à tona, vai deixar você bem mais constrangido do que se tivesse dito a verdade. Falar a verdade é viver a verdade, é mostrar que você é uma boa pessoa e ama ao Senhor. 







domingo, 9 de outubro de 2011

Jesus sarado

Artista recebe críticas por criar Jesus Cristo musculoso
Jesus boxeador na obra do artista plástico norte-americano Stephen Sawyer
A fé é mesmo capaz de mover montanhas? Se depender do tamanho dos bíceps que Jesus Cristo adquiriu na arte de Stephen Sawyer, 58, pode apostar que sim. Americano morador de Kentucky e "criado na tradição cristã", Sawyer deu contornos bem literais à superforça do chamado filho de Deus. Em seus retratos, ele mostra um Jesus musculoso, boxeador e com tatuagem típica de marinheiro: um coração vermelho cruzado por uma faixa onde se lê "PAI".


"Um Chuck Norris de sandálias", na definição do jornal britânico "The Guardian", ou "o Messias machão", segundo o "New York Times". Afinal, esse Jesus é ou não é um "bad boy"? "O que isso significa? Um causador de problemas? Alguém que desafia a autoridade religiosa? Hmmm... Talvez ele fosse e ainda seja um 'bad boy'", diz o artista à Folha.

Mas logo vem a ressalva: "Porém, todos esses eventos que acabaram em confusão sempre foram em nome da liberdade espiritual e da salvação dos outros". A intenção deste senhor cristão, de aparência até bem convencional, é "confrontar o preconceito teológico" sobre certos tipos de pessoa. Para Sawyer, "preocupar-se com tatuagens" é cisma de quem não absorveu um dos ensinamentos mais básicos da cristandade. "Jesus deixou claro que Deus liga para o que está dentro do corpo, e não fora dele", afirma.

SANTA POLÊMICA
Mas críticas continuam a transbordar desse corpo cheio de santa testosterona. Sawyer afirma que sua versão sarada de Jesus angariou certo mal-estar entre cristãos. Os detratores costumam sacar citações bíblicas contra sua arte. Entre elas, uma do Levítico, livro do Antigo Testamento: "Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca". Outra passagem é associada ao profeta Isaías e fala de um Jesus que "não tinha formosura nem beleza", bem diferente do aspirante a galã de novela criado por Sawyer.

O americano defende seu Jesus como uma figura mais próxima da realidade descrita na Bíblia. Ele sustenta que algumas narrativas da religião não poderiam ser obra de um Jesus mirrado e "paz e amor". Como no episódio em que o filho de José e Maria entra no templo de Jerusalém para expulsar comerciantes dali, furioso com a troca de dinheiro e o comércio de produtos feitos no local. O barulho em torno dessa visão peculiar de Jesus remete a outras obras controversas, como uma foto de 1987 do conterrâneo Andres Serrano: um Cristo na cruz atingido pelo jorro da urina do artista.

Nas duas últimas décadas, Sawyer rodou o mundo para garantir justamente o contrário. Ele diz não correr atrás de polêmica gratuita, mas de "verdade, beleza e bondade". Assim caminha a humanidade de Sawyer: "Focar nas diferenças apenas valida nossos medos, preconceitos, intolerâncias e outros assuntos que acabam em violência".
Chances de nocaute?

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER - Folha on line - 9/10/11

Livro legal

O céu é de verdade

ceu+de+verdade,+o:+o+impressionante+relato+do+menino+que+foi+ao...

Todd Burpo conta o relato de seu filho Colton que, aos quatros anos, durante um cirurgia, teve seu espírito foi transportado ao céu, onde viu coisas extraordinárias, inclusive o trono do próprio Deus. O garoto também assistiu aos procedimentos médicos e viu o pai orando na sala de espera. No primeiro momento, a família agiu com incredulidade diante do relato, mas logo as evidências de que o menino falava a verdade se tornaram claras. Todd é pastor metodista e teve o cuidado de confrontar os relatos do filho com as passagens bíblicas sobre o céu. É um livro sobre esperança e fé.
Custa em torno de R$ 28 nas livrarias. No Submarino, está em promoção pra quem tem o cartão da loja: R$ 9,90.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eu recomendo...



DVD - Chão - Carlinhos Veiga

Carlinhos é um artista especial. Em Goiânia, militou no Expresso Luz durante muitos anos. Depois que veio morar em Brasília, dedicou-se mais à carreira solo. Formou-se em jornalismo (junto comigo, no Ceub, em 2002!), sem nunca abandonar a paixão pelo evangelho e pela música.
Chão traz belas músicas e lindas imagens. É uma espécie de defesa da cultura popular de Goiás. Arte pura, da mais alta qualidade. Você pode comprar o DVD diretamente no site do artista: www.carlinhosveiga.com.br.

Provérbios - Estudo I

Vou começar a publicar uma série de pequenos estudos sobre o livro de Provérbios. Um dos meus preferidos da Bíblia. Provérbios, que tem 31 capítulos,  está classificado como um livro poético e tem um viés muito prático. É sabedoria para a vida cotidiana.


O Temor do Senhor            


Provérbio – sentença moral expressa em poucas palavras e que se torna popular (Dic. Ruth Rocha).


Provérbios – o livro é classificado como poético e organizado em frases de sentido prático. Tem o caráter de aplicação na vida diária, sem se preocupar com profecias ou doutrinas. Os ensinamentos morais são dirigidos principalmente aos jovens. Era como se Salomão estivesse escrevendo pra o próprio filho. Foi escrito entre 700 e 500 a.C.


Autores – Salomão, cujo nome significa pacífico, é o principal autor. O terceiro rei de Israel é considerado o homem mais sábio de todos os tempos (II Reis 5) e divide a autoria com Agur (cap.30) e Lemuel (cap.31). Alguns estudiosos dizem que eram pseudônimos de Salomão, enquanto outros dizem que eram personagens do tempo do exílio em Babilônia. 


Sabedoria – soma de conhecimentos, experiência de vida, prudência (Dic.Ruth Rocha). Os judeus, ao longo dos anos, tiveram muitas formas de buscar o conhecimento e a sabedoria. Uma delas era a oralidade (Deut.6), outra era o Urim e Tumim (Ex.28:30), que era mais ou menos um jogo de sim e não usado pelos sacerdotes. Até que vieram os profetas, juízes e reis transmitindo a vontade de Deus. Outros povos antigos tinham códigos e filósofos (como os gregos com os silogismos). Salomão é o grande referencial quando pensamos em sabedoria. Seus livros são filosóficos, mas voltados para o lado prático da vida. Filosofia é “ser amigo da sabedoria”. Na visão de Salomão, sabedoria começa com o temor do Senhor.


Temor do Senhor – Salomão coloca que o princípio do saber vem do temor do Senhor (Pv.1:7). E contrapõe a loucura como consequência daquele que a despreza. As recompensas pra quem teme ao Senhor são imensas (1:23-33): conhecer a vontade de Deus, provar das bênçãos do Espírito Santo, segurança, proteção e descanso. Enquanto isso, quem não teme ao Senhor terá: aperto, angústia, desventura, loucura.  Na vida cristã prática, temor não significa medo, mas respeitar e valorizar o que o Senhor tem a nos ensinar. Significa que dia a dia vamos valorizar o que Deus quer de nós em todas as situações (Col.3:17). Seja na escola, no serviço, em casa, na rua, nas diversões, Deus está nos vendo e precisamos ter a consciência de que Ele quer o melhor pra nós. Quando tivermos que escolher entre algo que Deus não gosta e o que Ele quer, devemos nos lembrar do temor do Senhor. 


Conclusão – só há vantagens em respeitar a vontade de Deus. Isso nos tornará sábios nas situações do cotidiano. Veja a tabela abaixo sobre o temor do Senhor no livro de Provérbios:

8:13
Temor a Deus significa não querer o mal, a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa
9:10
É o princípio do saber e prudência
10:27
Leva a uma vida longa. Ninguém quer morrer jovem, certo?
14:26
Quem teme a Deus tem amparo, refúgio para os filhos e encontra fonte de vida
15:33
Leva à instrução, humildade e honra
19:23
Quem teme ao Senhor vive satisfeito e o mal não o atinge


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Esporte e fé

Agente atribui boa fase de Dagoberto à religião
Eduardo Anizelli/Folhapress
Para Marcos Malaquias, agente de Dagoberto, o bom futebol apresentado por seu cliente atualmente tem a ver com a religiosidade.
“Desde o final do ano passado ele é evangélico. Isso acalmou o Dagoberto. Hoje ele é muito feliz, percebemos isso dentro e fora de campo. Essa felicidade tem a ver com a religião, que contribui para o bom momento dele em campo”, disse o empresário.
Dagoberto já participava das sessões de leitura da bíblia no CT do São Paulo promovidas pelo volante Hernanes, que era um de seus melhores amigos no elenco.
As boas apresentações aumentaram o interesse são-paulino em segurá-lo, porém, o clube não aceita pagar mais do que R$ 200 mil ao jogador. Ele pede pouco menos de R$ 300 mil. Mesmo assim, Adalberto Batista, diretor de futebol, tem mantido conversas com Malaquias.
Em breve, o agente deve viajar para a Europa a fim de escutar propostas de clubes estrangeiros. Segundo ele, o atacante não vai conversar com ninguém antes do final do Brasileirão.

(blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

As lendas também morrem

Reprodução

"...aos homens está ordenado morrerem uma vez,
vindo depois disso o juízo..."
                                                                                          Hebreus 9:27

Minhas poesias

Loucura e Sabedoria

Já prenunciara o grande profeta:
Com o multiplicar da iniquidade
O amor se esfriará.
Cumpre-se com o passar do tempo
A triste profecia:
Vai-se a paz e vai-se a alegria.
Os valores se perdem
Como carta de jornal.
O mundo esquece-se do bem
E apega-se ao mal.
O amor e alegria,
A bondade e a amizade
São valores necessários
E frutos da divindade.
Sendo assim,
Não ouse malquistar
Ao que Deus fez valor:
A prática do bem,
A prática do amor.
Cultivem-se a amizade e a bondade,
A humildade e a alegria.
Pois aquilo que o mundo chama de loucura
Deus chama de sabedoria.

Música legal


Isso é que é globalização!
Graziela Schazad. Cantora alemã. Filha de mãe polonesa e pai afegão.
Rosto e nome árabes. Canta em inglês. Hit da década de 80 do A-ha, uma banda da Noruega.
Show de simplicidade.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Foto legal


Esta foto foi tirada pelo meu tio Sílvio.
Eu, meus irmãos e meu pai às margens do Rio São Francisco, durante o pôr-do-sol.
Não tenho certeza, mas acho que era final de 1981 ou início de 1982.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O preço de uma vida humana...

Por causa de R$ 0,15 estudante de 17 anos morre baleado em Campo Grande

O estudante Ketson Diego da Silva Rochi, 17, morreu baleado no início da madrugada desta segunda-feira (03) durante tiroteio numa loja de conveniência em Campo Grande (MS). O crime aconteceu por causa de R$ 0,15.

Segundo boletim da Polícia Civil, Rochi foi até a conveniência e comprou quatro latas de cervejas. Antes de ir embora, disse que um amigo seu teria pagado R$ 0,15 a mais numa compra feita ali antes e que queria o dinheiro de volta. O comerciante negou a dívida. O rapaz, então, prometeu voltar.

Conforme avisado, mais tarde o jovem retornou à conveniência com dois acompanhantes, Jhones Ramos de Oliveira, 20, e Jeferson de Lima, 18. Ketson Rochi insistiu em cobrar os R$ 0,15 do comerciante.
Assim que os rapazes encostaram-se no balcão, Luiz Reginaldo Ojeda, 28, irmão do dono da conveniência, deu um soco em Ketson Rochi. A partir daí, ocorreu uma briga no comércio. Os rapazes levaram desvantagem no confronto, saíram de lá, mas prometeram retornar de novo.

Luiz Ojeda e Natividade Ojeda, 59, irmão e pai do comerciante, respectivamente, também saíram, foram até suas casas, se armaram com revólveres, voltaram e ficaram em frente ao prédio da conveniência. Ali aguardaram os rapazes, que cumpriram a ameaça, retornando ao local armados e em duas motocicletas.
A partir daí, segundo boletim policial, ocorreu um fogo cruzado. Ketson Rochi morreu no local, em cima de sua motocicleta. Os dois acompanhantes dele foram baleados e levados para o hospital, onde permanecem internados.

O irmão e o pai do comerciante foram presos em flagrante logo depois, ainda com as armas usadas no tiroteio. Eles confessaram que atiraram nos rapazes para se defenderem dos tiros.

Celso Bejarano - Especial para o UOL Notícias - 03/10/2011