quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Provérbios - Estudo V

A obediência aos pais


Hoje o estudo vai especialmente para os adolescentes. Os pais têm uma responsabilidade muito grande como aqueles que não apenas geram, mas cuidam, educam e sustentam os filhos. Infelizmente, nem todos os pais são bons como a ideia que Salomão passa no livro. Mas mesmo aqueles que não têm pais tão bons devem honrá-los, porque é uma forma de testemunhar, mostrar amor e gratidão. Quem infelizmente não tem ou o pai ou a mãe, ou os dois, deve honrar aquele que cumpre o papel de pai.


O período da adolescência abrange 3 aspectos:
a) físico – características próprias do crescimento.
b) cultural – da forma como é entendida hoje, a adolescência é algo recente. Culturas indígenas não têm adolescência. Em certos períodos da história, a adolescência não era reconhecida. Hoje, há até uma indústria cultural voltada para adolescentes.
c) emocional – desafios, aceitação, sentimentos.


E nesse crescimento surgem as diferenças com os pais, de forma que a adolescência é o período mais complicado em termos de obediência aos pais. 


A família
Para o adolescente ter uma referência de si mesmo, é preciso valorizar a família e honrar os pais (Ex.20 e  Ef.6). Honrar é mais do que obedecer. É fazer por vontade própria, é ir além, é mostrar amor, respeitar os irmãos, ajudar no serviço de casa e ter responsabilidade espiritual.


A afirmação
A adolescência é uma fase de grande busca de afirmação e aceitação:
-Ter identificação com um grupo (o adolescente cristão precisa ter o cuidado devido para evitar más influências).
-Não se preocupar muito com a definição de adolescente (criança para certas coisas e adulto para outras).
-Procurar vencer a timidez (a timidez é fruto de uma auto-imagem negativa. Você não precisa ter uma imagem negativa de você mesmo).
-Não ter um padrão de beleza como meta (Holywood e Malhação não devem servir de referência). Deus prefere ver o coração (I Sam.16:7).


Por que obedecer?
Os pais não são perfeitos, mas na maioria das vezes, querem o bem dos filhos e pagam um preço alto para isso. Salomão faz uma diferença clara entre quem obedece quem desobedece aos pais (10:1). Obediência deve ser por motivação íntima (7:1), servirá de guia e proteção(6:20-22), leva ao discernimento (4:1), leva a uma vida longa e de paz (3:1 e 2). O bom filho entende a disciplina como sabedoria, mas o desobediente é  considerado zombador (12:1) . 

Nenhum comentário: