quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Provérbios - Estudo VIII

A importância da sabedoria 


A figura principal dos escritos de Salomão é a sabedoria. Importante lembrar mais uma vez: sabedoria não é ser inteligente. Alguém pode ser muito inteligente e não ser sábio. Enquanto a inteligência está ligada à rapidez de raciocínio, a sabedoria está ligada ao acúmulo de conhecimento, experiência de vida, prudência e juízo (Dic. Ruth Rocha). Para os judeus, a sabedoria – assim como outras virtudes intelectuais – é intensamente prática e não teórica. Sabedoria seria a arte de ser bem sucedido, de alcançar os resultados desejados. Sua sede é o coração, o centro da decisão moral e intelectual (I Reis 3:9) (Novo Dic.da Bíblia).


História
A sabedoria para os judeus era essencial para a liderança. Daí, porque os juízes, líderes e reis precisavam tanto da sabedoria e a valorizavam no sentido prático. No Egito, o faraó precisava de um homem sábio para liderar o povo durante a crise da fome e encontrou um hebreu (José, em Gn.41:33). O próprio Salomão teve oportunidade de pedir riquezas e glórias a Deus durante seu reinado, mas preferiu pedir sabedoria (I Rs.3). A diferença histórica entre a sabedoria judaica e a dos outros povos é que a sabedoria do povo judeu está relacionada com o contato com Deus. Os gregos têm o respeito de terem desenvolvido a “razão” com filósofos como Platão e Aristóteles, os orientais valorizam o equilíbrio, mas nenhuma sabedoria é tão importante e tão prática quanto aquela que vem de Deus, leva o homem pra perto de Deus e traz paz para a vida.


O objetivo de Salomão, com o livro de Provérbios, é fazer com que o leitor experimente a sabedoria, a disciplina e a justiça (1:2-5). Ele estabelece a condição para uma vida sábia: é preciso ter o temor do Senhor (1:7). Ou seja, você pode passar em vários vestibulares, ganhar no Show do Milhão e ser o maior nerd da sua escola, mas se não tiver Deus em sua vida, nunca será sábio. Salomão criou a imagem de uma pessoa (uma mulher) que sai às ruas gritando para ser aceita (1:22 e 23 e cap.8), para simbolizar a sabedoria. Ela estava desde o princípio da criação (8:22). Mas o que importa mesmo é a dimensão prática do ensino de Salomão.



1:7
Só é sábio quem é de Deus
2:6
A verdadeira sabedoria vem de Deus
3:13
A sabedoria traz felicidade
3:4-10
O sábio tem boa reputação, saúde e riqueza
3:16
O sábio tem vida longa e de paz
8:10-11
A sabedoria é mais importante que riquezas
11:2
Humildade revela sabedoria
12:10-12
O sábio valoriza o trabalho e não é preguiçoso
10:1,29:3
O sábio valoriza a família



Na prática
-Você deve ler muitos livros edificantes e principalmente a Bíblia. Pra ter sabedoria, é preciso ouvir a Palavra de Deus. Portanto, frequente os cultos e a EBD e preste atenção na mensagem.
-Seja prudente e obedeça aos pais e às autoridades (a não ser que eles estejam expressamente errados). 
-Valorize o próximo e as amizades.
-Preocupe-se mais em ter bom caráter do que ter riqueza (esta vai ser conseqüência da sabedoria).
-Tenha um trabalho (que não precisa ser remunerado). Você pode ajudar em casa, na igreja, em uma organização filantrópica.
-Depois você vai ver as consequências: saúde, bom viver na família e com os amigos, prosperidade e vida longa e de paz.



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lei da homofobia

Marta quer livrar culto de lei que torna homofobia crime


Relatora do projeto que criminaliza a homofobia, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) fez algumas concessões aos segmentos religiosos para tentar aprovar a proposta na Comissão de Direitos Humanos do Senado --o texto que será analisado amanhã protege os cultos da criminalização.


Pela proposta, a lei "não se aplica à manifestação pacífica de pensamento decorrente da fé e da moral fundada na liberdade de consciência, de crença e de religião".


Essa era a principal resistência de evangélicos e católicos que temiam que falas em atos religiosos contra a homossexualidade pudessem ser tratadas como crime depois da aprovação.




Folha on line - 7/12/12

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Minhas poesias

O poeta


Na produção de imagens oníricas,
Orvalhos gotejam alegria,
O vento sopra inspiração
E as estrelas piscam poesia...
Do alto da lucidez insana
Da mente desassisada,
O poeta geme palavras
E não consegue escrever nada.
Meditação profunda
E o poeta se lembra
Num rutilar de pensamento:
Não há luar sem céu
E nem poesia sem sentimento.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Provérbios - Estudo VII

O valor do bom caráter


Caráter: Conjunto de qualidades (boas ou más) de um indivíduo que lhe determinam a conduta e a concepção moral; coerência de atitudes, domínio de si. (Dic.Aurélio)
Personalidade: pessoalidade, individualidade, elemento estável da conduta, maneira habitual de ser, originalidade. (idem)

De maneira geral, podemos dizer que personalidade é algo original, nossas características psicológicas. Nosso caráter, é como moldamos essas qualidades diante de situações práticas, ou seja, nosso comportamento moral.

Salomão não usa o termo caráter no livro de Provérbios, mas todo o texto é voltado para a formação moral. Ele fala da sabedoria, dá conselhos e faz reflexões, tudo com base em uma vida correta e prática, que nada mais é do que o exercício de um bom caráter. Hoje, o principal desafio dos cristãos é ter um viver digno de segunda a sexta-feira. Isso, porque ser cristão no fim de semana, dentro da igreja, é algo simples e confortável. Nosso caráter e nosso compromisso com Deus são testados quando entramos em situações difíceis em nossa casa, no nosso serviço, no cinema, na escola, etc. Aí, vamos ver nosso verdadeiro caráter.


A repercussão do bom caráter
O começo do livro de Provérbios já indica o teor da mensagem: fala que as palavras do livro ajudarão na formação da sabedoria, na disciplina, entendimento, sensatez, justiça e correição (Pv.1:2 e 3). O verso 4 resume a intenção falando de prudência e bom senso, que nada mais é do que a formação de um bom caráter. O bom caráter é condicional, ou seja, a pessoa tem que querer (2:1-8). O bom caráter faz a pessoa se destacar (4:18). Mas, para o destaque, é preciso se afastar das palavras perversas e da maldade, ter objetivos corretos e não se desviar do bom caminho (4:23-27). Salomão alerta para a riqueza acumulada injustamente (10:2), sobre as fraudes no comércio (11:1) e sobre o bom uso do salário (10:16). Quem tem bom caráter ouve as palavras de Deus (3:1-4 fala da boa reputação), respeita a família (10:1), valoriza os animais (12:10) e defende os pobres (29:7). Resumindo: bom caráter faz o homem feliz (8:32-34).

Na prática:
-O bom caráter deve ser demonstrado em todas as situações da vida e não somente na igreja (Col.3:17). Na escola, em casa, no serviço e na diversão é que mostramos nosso verdadeiro ego.
-Você é sal e luz e deve se lembrar que, como cristão, deve ser exemplo. As pessoas esperam um bom comportamento de quem se diz cristão (Mt.5:13 e 14).
-Ser bom aluno, bom trabalhador e bom cidadão é uma forma de mostrar seu bom caráter e dar bom testemunho de sua fé.
-As boas atitudes revelam nosso interior. Se a fé não vem de obras, é porque vem para as obras. (Tg.2:14-25). Nossas atitudes vão revelar nosso caráter e nosso compromisso com Deus.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bono Vox ora por Lula

Bono Vox envia carta a Lula e diz que vai incluí-lo em suas orações


O líder da banda U2, Bono Vox, enviou uma mensagem de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em tratamento desde a semana passada depois que foi diagnosticado com um câncer na laringe.
No texto, o cantor diz que vai incluir Lula em suas orações e desejou ao ex-presidente um “pronto restabelecimento”. A mensagem foi manuscrita e enviada escaneada por e-mail na tarde desta quinta-feira (10).


Lula recebeu hoje a visita da presidente Dilma Rousseff, que cumpre agenda nesta sexta-feira na capital paulista. A presidente estava acompanhada do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo Dilma, o ex-presidente está "muito bem". Também visitaram Lula hoje o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e o ministro do Tribunal de Contas da União José Múcio Monteiro Filho.



Uol notícias - 10/11/2011

terça-feira, 8 de novembro de 2011

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O marido perfeito



O marido perfeito é MacGyver, do seriado Profissão: perigo.

- Resolvido profissionalmente
- Bonito
- Acha saída para todos os problemas

(Perfeição é fiçção. É melhor voltar ao mundo real com as delícias das virtudes e dos defeitos)

A esposa perfeita



A esposa perfeita é Jeannie, do seriado cult Jeannie é um gênio.

- Linda
- Vive em trajes sumários
- Sempre realiza os desejos do marido

(Perfeição é fiçção. É melhor voltar ao mundo real com as delícias das virtudes e dos defeitos)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Minhas poesias

Condição


Se você chegar,
Correr e me abraçar,
Se você vier
E sorrir pra mim...
Se você cantar
E contar uma novidade,
Se você olhar
E falar a verdade,
Se você, ao menos,
Der um toque...
Se você curtir
E sussurrar ao meu ouvido,
Se tantas coisas 
Assim acontecerem;
Se você permitir
Que o sonho voe,
Se você, de longe,
Gritar meu nome,
De maneira puritana,
Sincera, até insana,
Eu vou falar:
-Ah! Baby! Como é bom amar!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Provérbios - Estudo VI



Sai, preguiça !!!


Os executivos dos Estados Unidos gostam de contar uma história para denunciar o perigo da preguiça: “Havia um americano preguiçoso. A campainha tocou. Ele disse: Filho, vai atender. Então o filho disse: Ah! Pai ! Manda o cachorro!”


Preguiça: aversão ao trabalho, ao estudo, a qualquer espécie de atividade. (Dic. Ruth Rocha).


O perigo preguiça – Há um provérbio popular que diz: “Cabeça vazia é oficina do capeta”. A verdade é que quem tem ocupação com trabalho ou estudo fica com a cabeça voltada a coisas boas e tem menos tempo para pensar besteira e menos chance de fazer coisas erradas. Salomão alerta que o preguiçoso deveria levar em conta o trabalho da formiga (Pv.6:6).  (Você se lembra da fábula da formiga e da cigarra? Veja o que diz Pv.20:4). Salomão ainda diz que a preguiça pode levar à pobreza e à necessidade (6:11). O preguiçoso incomoda os seus próprios companheiros de trabalho (10:26), tem dificuldade em fazer o bem até a si mesmo (19:24 e 21:25) e ainda se acha sábio (26:16). Há aqueles que têm preguiça de estudar e trabalhar, mesmo sabendo que o principal prejudicado será ele próprio. O preguiçoso inventa desculpa, mesmo que absurda, pra sua própria preguiça (26:13 e 14). 


A atividade – Deus sempre chamou para seu serviço pessoas que já estavam em serviço. Foi assim com Davi (I Sam.16:11) e Gideão (Jz.6:11). É preciso lembrar que todas as nossas atividades (trabalho, diversão, estudo, namoro, etc) devem ser feitas com dedicação e como culto ao Senhor (Col.3:17). Deus nos vê em tudo e sabe do nosso coração. Estar em atividade aumenta nosso poder de raciocínio, melhora nossas notas na escola, nos faz mais envolvidos na igreja, aumenta nosso círculo de amizade. Só há vantagens em ter atividades sadias. É preciso levar em conta também a questão da prioridade. Se você tem disposição para assistir três filmes seguidos e tem preguiça de ajudar a mãe em casa ou de ler a Bíblia, significa que você está valorizando as coisas na ordem errada. Lembre-se da frase: “O mais importante é o que o você mais gosta”. Se você realmente gosta das coisas de Deus e de sua mãe, você vai encontrar disposição e tempo.


O descanso – tudo o que é exagero é perigoso. Precisamos ter um tempo para o descanso. Deus nos deu o exemplo (Gn.2:2). É no descanso que renovamos nossas forças. O descanso é essencial para uma boa saúde. Mas não podemos usar a necessidade do descanso como desculpa para preguiça. 


Na prática:
-Não deixe a preguiça dominar você. Tenha disposição para estudar, trabalhar, fazer exercícios.
-É importante ter um tempo para descansar, mas isso não serve de desculpa para a preguiça.
-Se você tem preguiça constante, você pode estar doente. É melhor procurar um médico.
-Organize-se. Crie uma tabela de prioridades ou uma agenda de atividades. 
-O importante é começar a fazer algo. A tarefa da escola, um exercício físico, a limpeza da cozinha, nada vai ficar pronto se você não começar.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O câncer de Lula me envergonhou

O ser humano é realmente a perdição da humanidade. Por mais divergências que se possa ter com alguém, o desejo do sofrimento alheio mostra o tanto que o ser humano está distante de um mínimo de civilização.

Gilberto Dimenstein

O câncer de Lula me envergonhou


Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.

Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?
Lula teve muitos problemas - e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.

No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia. Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado, um avanço do jornalismo, e, de outro, uma porta direta para o esgoto do ressentimento e da ignorância. Isso significa que um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.

Folha on line - 30/10/11

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fim do U2

Acho que o mundo não vai acabar em 2012, mas o U2 vai.

Bono: 'U2 pode acabar em 2012'


Líder da banda tem dúvidas quanto ao futuro do grupo, formado em 1976

Integrantes do U2 devem se separar no ano que vem

Bono deu uma declaração bombástica para os fãs do U2: a banda pode terminar em 2012. "Não sei ao certo se realmente chegamos ao fim. É provável que ouçam algo sobre um novo trabalho no ano que vem, mas também é possível que isso não aconteça", disse, em entrevista recente à edição americana da revista Rolling Stone.


A decisão, porém, ainda está em aberto, como se vê pelo tom reticente com que o vocalista falou sobre o assunto. "Ficaria feliz se terminássemos a carreira com No Line on the Horizon (2009), mas duvido que isso aconteça."


O motivo para a separação seriam os constantes questionamentos em torno da relevância do U2 nos dias de hoje. Está previsto para este ano o lançamento da edição de luxo do disco Achtung Baby, de 1991. "Quero apenas sumir com a minha família, alguns livros, meu iPod e uma guitarra acústica", disse Bono.


Bono, o guitarrista The Edge, o baterista Larry Mullen Jr. e o baixista Adam Clayton estão juntos desde 1976. Em setembro, Bono já havia anunciado que o grupo faria uma pausa após o fim da turnê 360º. A temporada de shows iniciada em 2009 quebrou o recorde de arrecadação em turnês: 736 milhões de dólares. Até então, o marco pertencia ao Rolling Stones e a turnê A Bigger Band, que faturou 558 milhões de dólares.


Veja on line - 26/10

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Minhas poesias - Da série Sumariíssimas




Rima

Seu sorriso é um poema,
Poema que rima fácil,
Que rima fácil e rápido 
Com o meu olhar.


(eu e o sorriso lindo do meu amor Lucyene)

Curta legal





Ideias do povo


Este curta fantástico é da minha amiga Adriana "Bafão" Andrade. Foi um dos premiados no 1º Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, realizado em maio de 2008 em Brasília. Foi filmado na rodoviária da capital.

Provérbios - Estudo V

A obediência aos pais


Hoje o estudo vai especialmente para os adolescentes. Os pais têm uma responsabilidade muito grande como aqueles que não apenas geram, mas cuidam, educam e sustentam os filhos. Infelizmente, nem todos os pais são bons como a ideia que Salomão passa no livro. Mas mesmo aqueles que não têm pais tão bons devem honrá-los, porque é uma forma de testemunhar, mostrar amor e gratidão. Quem infelizmente não tem ou o pai ou a mãe, ou os dois, deve honrar aquele que cumpre o papel de pai.


O período da adolescência abrange 3 aspectos:
a) físico – características próprias do crescimento.
b) cultural – da forma como é entendida hoje, a adolescência é algo recente. Culturas indígenas não têm adolescência. Em certos períodos da história, a adolescência não era reconhecida. Hoje, há até uma indústria cultural voltada para adolescentes.
c) emocional – desafios, aceitação, sentimentos.


E nesse crescimento surgem as diferenças com os pais, de forma que a adolescência é o período mais complicado em termos de obediência aos pais. 


A família
Para o adolescente ter uma referência de si mesmo, é preciso valorizar a família e honrar os pais (Ex.20 e  Ef.6). Honrar é mais do que obedecer. É fazer por vontade própria, é ir além, é mostrar amor, respeitar os irmãos, ajudar no serviço de casa e ter responsabilidade espiritual.


A afirmação
A adolescência é uma fase de grande busca de afirmação e aceitação:
-Ter identificação com um grupo (o adolescente cristão precisa ter o cuidado devido para evitar más influências).
-Não se preocupar muito com a definição de adolescente (criança para certas coisas e adulto para outras).
-Procurar vencer a timidez (a timidez é fruto de uma auto-imagem negativa. Você não precisa ter uma imagem negativa de você mesmo).
-Não ter um padrão de beleza como meta (Holywood e Malhação não devem servir de referência). Deus prefere ver o coração (I Sam.16:7).


Por que obedecer?
Os pais não são perfeitos, mas na maioria das vezes, querem o bem dos filhos e pagam um preço alto para isso. Salomão faz uma diferença clara entre quem obedece quem desobedece aos pais (10:1). Obediência deve ser por motivação íntima (7:1), servirá de guia e proteção(6:20-22), leva ao discernimento (4:1), leva a uma vida longa e de paz (3:1 e 2). O bom filho entende a disciplina como sabedoria, mas o desobediente é  considerado zombador (12:1) . 

domingo, 23 de outubro de 2011

Minhas poesias

A lei da rua já vista 
É a lei do verbo livre, 
É a maldição atenta 
A todo movimento lento. 
A lei da rua é a vereda 
Da velha e verde verdade, 
Dia claro e violado, 
A veia da vaidade. 
A vida ao vivo vive em coma, 
Faca e fúria fazem fama. 
Derrota, doença e dor... 
Não há calor e nem cama. 
Mundo gira, move mudança, 
Mente maquina o pensar. 
Via da volta, abrigo que arvora, 
O filho que volta ao lar. 


(Filho Pródigo)

sábado, 22 de outubro de 2011

Curta legal


O que ninguém faz quando todo mundo deveria fazer
Este curta foi feito no meu último ano de jornalismo (2002).
Baseado no Auto da Lusitânea, obra do escritor português Gil Vicente, o filme traz uma série de lições por meio de diálogos rimados. É uma crítica à vida hipócrita e à falsidade religiosa.
Foi uma empreitada com meus irmãos Clício e Felício, e o apoio precioso dos amigos Bart e Cavera.
Aliás, Cavera levou o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festicurtas 2002.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Faiô...

São quase 23h. Acho que o mundo não vai acabar hoje não...
Lembrei: é horário de verão !!! Mantenham a esperança por mais duas horas, então!


"Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe,
nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai."

Mateus 24:36

(para entender melhor, leia o posto do fim do mundo mais abaixo)

Listas - 10 coisas que nunca vamos ouvir dentro das igrejas

10 coisas da igreja 10 coisas que nunca vamos ouvir na igreja

Obs: tem gente garantindo que já ouvi dessas frases...

Retirado do www.pavablog.com, que puxou do profetirando.com.br

Provérbios - Estudo IV

O perigo da religião hipócrita 



O livro de Provérbios não fala diretamente sobre religião, mas fala sobre questões práticas do dia a dia. Aí, entram as instruções de Salomão para um viver correto. Esse discurso vai encontrar eco nas palavras de Jesus, nos evangelhos, principalmente no livro de Mateus.


Hipocrisia – fingimento de virtudes e sentimentos, impostura, falsidade (Dic.Ruth Rocha). A origem da palavra remonta ao teatro (grego – hupocrisis = ator). No sentido bíblico, significa falar uma coisa e viver outra. 


Salomão traz palavras duras e faz comparações entre os justos e os ímpios (hipócritas), nos capítulos 14 e 15. Enquanto o sábio tem discernimento, o tolo vive no engano (hipocrisia – 14:8). A casa dos ímpios vai ser destruída, enquanto a dos justos floresce (14:11), e cada um deles vai receber sua recompensa (14:14). O hipócrita é odiado (14:17). A religião não deve se limitar ao templo e, sim, atingir nossa vida diária (veja a comparação de Pv.14:31 e Tg.1:26 e 27). Em relação à oração, Salomão diz que o Senhor ouve os justos, mas despreza o sacrifício dos ímpios (Pv.15:8 e 29). Isso quer dizer que Deus conhece o nosso coração e sabe quando somos sinceros ou hipócritas. É o mesmo discurso usado pelo profeta Miquéias (Mq.6:6-8), quando diz que o Senhor prefere uma vida íntegra a milhares de sacrifícios. O Senhor prefere justiça, misericórdia e humildade. 


O discurso de Jesus – Quando Jesus veio em seu ministério terreno, o que ele mais atacou foi a hipocrisia. Lemos de longos discursos de Jesus condenando a hipocrisia dos fariseus. Jesus condenou a oração hipócrita (Mt.6:2), a vontade de aparecer (Mt.6:16), a falsidade da adoração(Mt.15:8) e comparou a hipocrisia com o fermento (Luc.12:1). O fermento era símbolo de pecado para os judeus, daí os pães asmos para a Páscoa. Muitos preferiam a aprovação dos homens do que de Deus (Jo.12:42 e 43). O apóstolo Paulo fala da necessidade de uma fé sem hipocrisia (ou sincera em outras versões – I. Tim. 1:5) e do amor sem hipocrisia (Rom.12:9). Até porque Deus conhece nosso coração e sabe se a nossa fé e nosso amor são verdadeiros ou só formalismo.


Na prática:
-O nosso louvor não deve se resumir ao culto de domingo, mas deve atingir todas as nossas atitudes (Col.3:16 e 17), seja na escola, em casa ou no cinema.
-O desafio que temos é honrar a Jesus em todos os instantes, mesmo naqueles em que a nossa fé é testada (Jo.12:25 e 26), como na rodinha de amigos ou em um clube.
-Ter a consciência de que, se honrarmos a Jesus em nossa vida diária e não somente no domingo, não seremos hipócritas e vamos ser abençoados (Rom.2:9 e 10).

Minhas poesias

Vez ou outra
(dedicada ao poeta Leandro Wirz)


A espátula, a espórtula,
A tranca da porta.
A pústula, a pétala,
A pena da pata.
O fálico, a sífilis,
A faca e a morte.
A pândega, a bússola,
O horizonte e o norte.
A cândida, a calêndula,
A dor e a ferida.
O semáforo, o fósforo,
O caminho da vida.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A vida imita o video

casal 1 (Foto: Reprodução de vídeo)

Depois de 72 anos de união,
casal morre de mãos dadas nos EUA


Gordon e Norma Yeager morreram no hospital após acidente de carro. Segundo os filhos, um não saberia viver sem o outro.

Um casal do estado americano do Iowa que ficou casado durante 72 anos morreu de mãos dadas no hospital na semana passada, segundo a família. Gordon e Norma Yeager morreram com uma diferença de uma hora um do outro.

A história deles começou na escola secundária. No dia da formatura, Norma Stock aceitou a proposta de casamento de Gordon. Eles se casaram em 26 de maio de 1939. Tiveram uma vida realizada e quatro filhos.
"Ficar juntos por 72 anos é bom, eu diria que é excepcional", disse a filha Donna Sheets à TV local KCCI.

Acidente

Outro filho, Dennis Yeager, disse que o casal saiu de casa na quarta-feira passada, de carro, para ir ao centro da cidade de Marshalltown. Mas, em uma esquina, o carro deles se chocou com outro que vinha em sentido contrário.

Eles foram hospitalizados na unidade de tratamento intensivo do hospital Marshalltown, no mesmo quarto, lado a lado, e ficaram de mãos dadas. Gordon morreu às 15h38, de mãos dadas com Norma. Ela ficou segurando a mão dele até também morrer, uma hora depois. Eles estavam cercados pela família. "Nenhum deles gostaria de ter sobrevivido ao outro", disse a filha Donna. "Eu não conseguia imaginar como isso ia ser. Nós fomos muito abençoados, honestamente, por eles terem morrido assim." "Eles amavam estar juntos", completou Dennis.

No velório, nesta terça-feira (18), Norma e Gordon continuavam de mãos dadas no caixão. Eles seriam cremados e teriam suas cinzas misturadas, segundo a família.

G1.globo.com - mundo - 19/10/2011

Comentário meu: impossível não lembrar Diário de uma Paixão, de Nick Cassavetes. No filme, um casal de idosos também morre de mãos dadas em um hospital, depois de passarem muito tempo lendo histórias de um casal apaixonado. Como a vovó tem alzheimer, ela não sabia que se tratava dela mesma e do grande amor de sua vida, que lia o caderno para ela. Vale a pena ver o filme, que tem  Rachel McAdams e Ryan Gosling (ótimos!) no elenco.

Faltam poucos dias...

'Fim do mundo' deve ocorrer nesta sexta-feira, diz pregador americano

Harold Camping prevê que 21 de outubro vai ser o 'Dia do Julgamento'.
Ele havia previsto o fim do mundo inicialmente para 21 de maio, mas errou.


O pregador evangélico Harold Camping, que ficou mundialmente famoso ao "prever" o fim do mundo para 21 de maio passado, afirmou que o "Dia do Julgamento" deve ocorrer nesta sexta-feira, 21 de outubro.
A confirmação da previsão, já feita anteriormente, está no site do Family Radio, programa de rádio de Camping, de 80 anos.

Camping havia chamado a atenção ao afirmar que o "Dia do Julgamento", conforme prevê a Bíblia, ocorreria às 20h de 21 de maio último, o que não ocorreu. Seus seguidores afirmaram terem ficado perplexos com o fato de o mundo não ter acabado.

Mais tarde, Camping afirmou que cometeu enganos em seus cálculos e remarcou o fim do mundo para 21 de outubro. Desta vez, ele avaliou que não seria necessário fazer tanta publicidade como em maio.
Camping recupera-se bem de um acidente vascular cerebral sofrido em junho.

g1.globo.com - mundo - 19/10/11

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Esporte e fé

Mulher de Luis Fabiano considera injustas críticas pesadas sobre o atacante

Mulher de Luis Fabiano diz que marido não é mágico e recomenda igreja ao time

A mulher do atacante Luis Fabiano, Juliana Paradela, recorreu ao Twitter para defender o atacante. Ela critica a maneira como o jogador tem sido tratado sobretudo nas redes sociais. O camisa 9 ainda não marcou desde o retorno ao futebol. A mulher diz que Luis Fabiano não é mágico.

"Se está ruim com ele, posso garantir que seria muito pior sem ele! Quem entende o mínimo de futebol sabe que ele não é mágico! Parem de criticar meu marido! Ele não é salvador da pátria! Se fosse só ele, iria jogar golfe! Futebol é coletivo!", postou.

A derrota do São Paulo diante do Atlético-GO culminou na queda de Adilson Batista. A esposa do atacante entendeu que todo o elenco não foi bem em Goiânia, considerando injusto apontar o atacante como culpado pelo revés no Brasileirão.

"É... O jeito vai ser levar o time todo do São Paulo para a igreja!".  "Agora a culpa é dele?! Ah! Vão catar coquinho! Ele ficou sete meses sem jogar! E acho que ele foi o melhor em campo! Pronto, falei!". Após a queda de Adilson Batista, o São Paulo anunciou Milton Cruz como comandante do time para os dois próximos jogos.

Do UOL Esporte - 17/10/11

sábado, 15 de outubro de 2011

Aos mestres, com carinho


Hoje é dia do professor.
Tive a sorte de ter vários bons professores desde o Jardim de Infância até a pós-graduação, passando pela Escola Bíblica Dominical.
Meus pais são grandes professores pra mim.
Tive, também, grandes professores fora do ambiente escolar. Meu irmão Felício me ensinou a cobrar falta, meu tio Silvio me ensinou a tocar flauta, meu amor Lucyene me ensinou a fazer arroz.
A todos os meus professores, a minha homenagem:
Feliz Dia do professor (e continuem me ensinando)!

Provérbios - Estudo III

Salomão e a sensualidade     


“A sensualidade e o vinho  tiram entendimento”, Os. 4:11


A sensualidade é uma qualidade própria do ser humano. É uma das manifestações da sexualidade. Os dicionários definem como algo que tem a ver com lascívia, volúpia, desejos materiais, o que desperta os sentidos (Aurélio e Ruth Rocha). Tem o seu valor, desde que no tempo e no lugar certo. O livro do Cântico dos Cânticos é um livro que traz um texto poético sobre os desejos entre um homem e uma mulher. O grande problema é a banalização da sensualidade, do desejo e de sexo. Salomão faz um grande alerta sobre o tema. 


A Bíblia apresenta fundamentalmente 3 tipos de pecado sexual: 1) fornicação (Amnom e Tamar em II Sam.13) – transar por transar .2) prostituição (Judá e Tamar em Gen.38) – sexo por dinheiro; e,
3) adultério (Davi e Bate-Seba em II Sam.11) – sexo fora do casamento. Salomão junta todos esses na figura da mulher adúltera.



Salomão reconhece a beleza da sensualidade (Pv.5:15-19), mas condena o pecado. No início pode ser bom, mas o fim é somente maldade (5:3 e 4). Salomão fala que o pecado sexual leva à morte e ao inferno (5:5), leva à pobreza e à doença (5:10 e 11). Diz ainda que a prostituição não vale merreca nenhuma, o adultério tira vidas preciosas (6:26), quem adultera comete loucura, recebe açoites e tem fama ruim (6:32 e 33). Salomão compara quem cai na tentação com um boi que vai para o matadouro ou o cervo que cai no laço (6:22 e 23) e a casa de prostituição com a sepultura (7:27). Quem ouve as palavras de Deus, acha sabedoria, encontra a vida e se livra das tentações (7:2-5). Ninguém pode se julgar forte o suficiente a ponto de não se cuidar. Podemos e devemos tomar uma série atitudes que vão nos afastar do pecado e nos levar pra perto de Deus:


Aprender com a experiência dos outros – Se você é adolescente e se seu pai não orienta você, cobre dele. No livro de Provérbios, várias vezes lemos do pai instruindo o filho e 30% das instruções focam a área sexual (Pv.caps.5,6 e 7). Se você não recebe instruções de seus pais, isso não serve de desculpa. Você pode conversar com seu pastor e ler muitos livros bons sobre o tema. Salomão começa os capítulos dizendo “filho, meu !”. 


Fugir da tentação – Quem está perto de Deus, resiste ao diabo (Tg.4:7). A proposta não é viver numa redoma de vidro, mas não dar lugar à queda (“não tomar fogo no seio”, Pv.6:27). Fugir como fez José do Egito (Gen. 39:12). De ordem prática:
-Desligar a TV ou rádio quando passar música ou cena que seja tentadora (apenas 6% de todos os casos de sexo na TV é entre casados)
-Desviar os olhos da sensualidade (Jó.31:1). Evitar o “segundo olhar”.
-Fugir das situações que comprometam a integridade moral (boates, sites, revistas, companhias, etc)
-Não ser provocante (com roupas, conversas ou comportamentos). Você se torna responsável pelo pecado que leva alguém a cometer.


Entender o casamento como o momento correto do sexo –  união sexual para Deus é “casamento” (Gen.2:24), e é tão puro que é símbolo da união entre Jesus e a igreja no fim dos tempos (Ap.19). Há muitas razões para esperar o momento correto. Uma delas é que Deus promete a bênção da dignidade para “um leito sem mácula”(Hb.13:4)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Música e fé

"O Rodolfo dos Raimundos morreu aos 27 anos", diz ex-vocalista da banda à revista


 

"Não voltaria por valor algum". Essa é a resposta de Rodolfo Abrantes, ex-vocalista dos Raimundos, sobre um possível retorno à banda que ajudou a formar em Brasília no final dos anos 80. Em entrevista à edição de cinco anos da revista "Rolling Stone Brasil", que chega às bancas na sexta-feira (14), o cantor de 39 anos é enfático ao dizer que "o Rodolfo dos Raimundos morreu aos 27 anos", idade que começou a enfrentar uma crise na banda.

A afirmação parece fazer uma alusão ao chamado "Clube dos 27", composto por músicos problemáticos que morreram nesta idade como Kurt Cobain, Jimi Hendrix e, mais recentemente, Amy Winehouse. "Amo os caras [da antiga banda], não tenho problema. Meu caminho é este, minha vida é falar de Jesus", diz ele na entrevista, que agora é missionário da Igreja Bola de Neve de Balneário Camboriú (SC).

Na entrevista, Rodolfo fala sobre a banda, a igreja, suas aspirações e relembra o passado. "Tudo o que sabiam de mim era 'Rodolfo dos Raimundos'. Parecia que eu era aquilo. Só que eu não era aquilo, eu tinha me tornado aquilo", ele conta sobre a saída da banda, em 2001, cinco meses depois de ele entrar na Igreja. "Eu estava num tribunal sendo acusado de ter traído o rock", recorda o músico, que diz não sentir rancor das pessoas que o criticaram.

A última vez que Rodolfo esteve com os antigos parceiros de Raimundos, conforme ele conta na entrevista, foi em 2007, no velório do pai, em Brasília. O guitarrista, Digão, o baterista, Fred, e o baixista, Canisso, apareceram para oferecer os ombros ao amigo, e desde então não se falaram mais. "O Canisso tocou comigo no Rodox um tempo. A gente sempre se deu muito bem. Não que não me desse bem com os outros, mas parece que o Digão e o Fred ficaram muito magoados".

Enquanto se dedica a ministrar cultos, uma nova formação dos Raimundos segue na estrada com Digão nos vocais, Canisso no baixo, Caio na bateria e Marquinho na guitarra. Em junho deste ano, a banda lançou o CD e DVD ao vivo "Roda Viva".


uol.música.com.br - 13/10

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Minhas poesias

Criança

Ter tanta coragem eu quisera
Pra não ficar só na quimera
De ser assim como criança.
Inconseqüente como poeta,
E tão prudente quanto asceta,
A contemplar toda a bonança.
E ao me ver em seu olhar
Vejo a lua, vejo o mar
De seu lindo pensamento.
Encubro a miscigenação
Entre o dolo e a retidão 
Desse estranho sentimento.
E na noite sonolenta
A razão refaz-se lenta
Enquanto há toque de oração.
Sonho a possibilidade
Dessa loucura-verdade
De poesia, placa e cartão.
Se a esse sonho eu me permito
Eu me condeno, me demito
E deixo o sono chegar.
Mas se a noite lhe traz esperança
Eu quero ser criança
Pra você ninar.

Música legal

Jack, Joe and Nancy in the mall





Esta música é um show de criatividade.
Inglês ou português?

O clipe também é muito bom. 
A banda Resgate ganhou muito com a entrada do tecladista Dudu Borges.
A prova disso é o CD Ainda não é o último, trabalho gravado em 2010, que traz A hora do Brasil e a música do vídeo.