sábado, 21 de janeiro de 2012

Personagens transformados

Personagens transformados e seus ensinamentos

O ministro etíope


Atos - O livro de Atos relata o espalhamento do evangelho e o crescimento da igreja primitiva. Os versículos de Atos 1:8 e 8:1 formam uma espécie de espelho e um resumo do livro. Ao longo dos capítulos do livro, encontramos vários personagens que têm muito a nos ensinar. O capítulo 8 (26-40) nos apresenta Filipe e narra seu encontro com o ministro etíope.


Filipe – seu nome significa “amigo de cavalos”.  Pai de quatro filhas profetisas (21:8 e 9), Filipe era um dos sete diáconos (At.6:5) e atuou como evangelista (8:5). Seu caráter era evidente e servia de referencial para a igreja primitiva (6:3).  O ministério de Filipe se sustentava em dois pilares de poder: pregação e milagres (8:6). 


O ministro etíope - O Senhor ordenou, por meio de um anjo, que Filipe fosse se encontrar com um ministro da Fazenda da Etiópia (8:27). Daí, é possível perceber a importância do discipulado, para o crescimento espiritual, e do batismo, como manifestação de fé. O ministro estava em Israel, talvez por motivos políticos, e foi até o templo para adorar. O rei da Etiópia era considerado uma divindade e sua mãe, que tinha o título de Candace, era quem resolvia as "coisas desse mundo". Candace conta com o apoio dos ministros, muitos deles eunucos. No texto, o oficial de Candace passa pela transformação a partir do contato com a Palavra de Deus. 


O encontro entre Filipe e o ministro nos ensina algumas lições:


1 – A insuficiência do conhecimento intelectual – O ministro lia o livro de Isaías (At.8:30), mas não entendia. Aqui é possível perceber duas verdades: 
a) o valor de buscar conhecer o Senhor por meio da Bíblia – "Lâmpada para os meus pés é a tua palava" (Sl.119:105). Em João 8:32, lemos que a verdade liberta. O contato com a Palavra de Deus é libertário. Em Jo.5:39, lemos que as escrituras nos mostram a vida eterna e testificam de Jesus. Em Hb.4:12, lemos que a palavra é viva e eficaz. Hoje, as igrejas estão muito prontas para cantar, mais ou menos dispostas a orar e pouco dispostas a ler e estudar a Bíblia. Eis aqui o principal problema da igreja evangélica brasileira. Temos muitos evangélicos no Brasil, talvez 40 milhões. Mas esse número grande tem feito pouca diferença no viver ético do país. As pessoas têm contato com a igreja, com a jornada, com a novena,com o pastor, com o bispo, mas têm pouco relacionamento com Deus. E é isso que transforma. Pra ter relacionamento com Deus é preciso contato com a Palavra de Deus. O ministro foi transformado por Deus, por meio do contato com a Bíblia. Filipe agiu no discipulado e houve, ali, uma vida transformada para a glória de Deus. Se quisermos ser transformados, precisamos ter contato com a Palavra de Deus.
b) A verdadeira sabedoria: temor a Deus - O temor não deve ser entendido no sentido de ter medo, mas no sentido de reverência, de respeitar as coisas de Deus. O livro do Eclesiastes mostra claramente que o saber intelectual é insuficiente. Salomão chega a dizer que é vaidade e que é cansaço (Ecl.1:18). Salomão também diz que o temor do Senhor é o princípio do saber (Pv.1:7). Aquele ministro era importante politicamente, era preparado intelectualmente (não era todo mundo que sabia ler – aliás, ele lia alto, como era o costume da época). Mas precisava de discernimento espiritual. Saber com a mente é importante, mas a transformação verdadeira ocorre no coração. 
-É preciso visão espiritual para as coisas espirituais (I Cor.2:14). Entra, então, Filipe em cena e ajuda o ministro a entender. Ele declara a sua fé em Jesus, que nada mais é do que temor a Deus, e é batizado. Não adianta saber tudo sobre Deus e sobre a Bíblia, se esse conhecimento não estiver no coração. O conhecimento intelectual é insuficiente, porque Deus quer de nós o coração.

2 – A importância de sempre obedecer a Deus– quando o anjo orientou Filipe, a ordem era ir a um lugar deserto. A Bíblia diz que “ele se levantou e foi” (8:26). As evidências humanas mostravam que seria inócuo Filipe obedecer. No entanto, sua disposição produziu salvação e alegria. Sua obediência ajudou a transformar o ministro etíope. 
- Odebecer a Deus revela nossa “novidade de vida” (Rom.6:17 e 7:6). 
- Precisamos de um viver digno do evangelho (Fil.1:27). Há pouco tempo vimos, em Brasília, líderes religiosos serem presos por pedofilia e estelionato, porque  faltou obediência a Deus. É importante lembrar que nossas atitudes, em  quaisquer situações, devem ser para a glória de Deus (Col.3:16).


3 – Servir a Deus produz alegria na vida do cristão – Filipe e o ministro obedeceram a Deus. A Bíblia diz que o etíope seguiu “cheio de júbilo” (8:39). Servir a Deus deve ser motivo de alegria para a vida do cristão. 
A alegria dos discípulos
- Paulo escreveu sua carta mais alegre (Filipenses) de dentro da cadeia e repete várias expressões de alegria no texto, principalmente nos dois últimos capítulos (3:1, 4:1, 4 e 10). 
- Tiago tem um texto quase que constrangedor sobre alegria (Tg.1:2-4), ao falar que devemos ficar alegres por passar por provações. Isso porque, depois de completado o ciclo, nossa fé vai crescer e a perseverança vai nos ensinar integridade.


Portanto, temos aqui três lições: a insuficiência do conhecimento intelectual, sempre obedecer a Deus, e a alegria de servir ao Senhor. São lições que a vida transformada do ministro nos tem a ensinar. O norte da África teve uma importância muito grande nos primeiros séculos da igreja cristã. Não podemos ter certeza, mas é bem possível que o evangelho cresceu lá naquela região por conta da ação desse ministro. Uma vida transformada que contagiou muitas outras vidas. E a vida cristã é assim: quando você tem a alegria de servir a Deus, sua vida contagia a vida de outras pessoas. Que Deus mesmo nos capacite a isso. Amém.


Estudo a ser dado na Escola Dominical da Primeira Igreja Batista no Guará (22.1.2012)

Nenhum comentário: