Existe toda uma pressão da mídia para que você beba. Não compensa experimentar pra ver se desce redondo. Só de olhar, você pode perceber que é muito quadrado! A sociedade é muita hipócrita em considerar graves somente as drogas ilícitas. Maconha, cocaína ou crack são drogas. Cigarro, cerveja, uísque ou cachaça também são. Só que essas últimas são consideradas dentro da lei – o que facilita o acesso. É preciso estar firme na decisão de não se contaminar.
A Bíblia fala na maioria das vezes do vinho como bebida forte ou vice-versa. Não falamos do sentido figurado e sim da bebida. Estudiosos apontam que há pelo menos três tipos de vinhos na Bíblia (o vinho propriamente, a bebida forte e o vinho novo – que seria o ainda não fermentado, como o suco de uva integral). Se há controvérsia quanto aos termos originais do grego e do hebraico, as consequências são claras.
Santidade não combina com bebida
-Os sacerdotes não podiam usar vinho ou bebida forte quando iam entrar no santuário (Lv.10:9)
-O nazireu não podia beber (Jz.13:4, Nm.6:1-3, Lc.1:15)
-Ser santo por completo é o objetivo de Deus em nossas vidas (veja o exemplo de Daniel – Dn.1:8)
Bebida combina com devassidão
-Noé teve sua biografia manchada por causa do vinho (Gn.9:20-29)
-Ló teve filho com as duas filhas após o uso do vinho (Gn.19:30-38)
-Belsazar perdeu o reino depois de uma festa regada a vinho (Dn.5)
-O vinho e a sensualidade tiram o juízo (Os.4:11). Muitos crimes e atos obscenos são cometidos movidos a álcool. Tiram o equilíbrio e a orientação (Is.28:7).
Em Provérbios, Salomão faz graves considerações sobre a bebida. Alerta que o vinho é zombador e a bebida provoca brigas. O sábio não se deixa dominar por elas (20:1). A bebida traz pobreza (21:17 e 23:21). Veja o relato trágico e assustador de quem faz uso da bebida em Pv.23:29-35. Nas palavras de Lemuel, a bebida não combina com justiça mas, sim, com morte e esquecimento (31:4-7).O poder terapêutico do álcool só é válido com ministração médica e está presente em remédios e não em bebida. Há aqueles que dizem que se for só um pouquinho, não tem problema. Mas pense bem: todo alcoólatra começou com uma dose, meio copo de cerveja ou uma taça de vinho. O ideal é nem experimentar. Os Alcoólicos Anôminos (AA) aconselham a evitar o primeiro copo.
Bebida não combina com testemunho
-Não encha a cara de vinho e sim a alma do Espírito Santo (Ef.5:18)
-Bebida leva a crimes e atos impróprios. Isso não é próprio do cristão (I Cor.6:12, Mt.18:6)
-A bebedice, ou a embriaguez, está relacionada entre as obras da carne (Gl.5:21)
Na prática
-A história mostra que bebida só leva ao precipício. Não queira saber por experiência própria.
-Evite lugares que podem levar você à tentação e lembre-se que, como cristão, você deve ter um viver digno (Fil.1:27).
-Não se deixe influenciar pela propaganda, seja de qualquer tipo. Questione-se: eu preciso disso? Que bem vai me fazer? Isso serve tanto para um tênis quanto para uma bebida. Quanto mais perto de Deus você estiver e quanto mais sábio você for, mais firme você ficará em relação às propagandas – inclusive as subliminares, aquelas que estão “escondidas” dentro da imagem normal.
-A bebida faz mal para sua saúde física e espiritual. Quem faz uso de bebida alcoólica tem mais chance de ter problemas de fígado, estômago e coração. Passe longe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário