quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Provérbios - Estudo IX

A sabedoria dos  bichos 


Os escritores de Provérbios tiveram a preocupação de dar exemplos claros de sabedoria. Falavam de situações práticas nas quais os “leitores” poderiam se encontrar. Nesse sentido, Salomão, e também Agur (cap.30), buscaram exemplos nos animais. Eles viam determinadas situações em que os animais poderiam servir de exemplo no ensino da sabedoria. Alguns desses bichos nem fazem parte da nossa fauna, mas o exemplo continua valendo. É um verdadeiro zoológico da sabedoria. Veja alguns animais e a lição que eles ensinam:



5:19

Gazela

A advertência é contra a mulher adúltera. O animal parece dócil, mas pode chifrar. O mesmo ocorre com os pecados sexuais.
6:6
Formiga
A formiga serve de exemplo para aquele que é preguiçoso. É preciso disposição. Preguiça é prejudicial, é pecado. (Veja também 14:4,22:13)
15:7
Boi
Salomão diz que é melhor uma salada com amor do que um “boi” com ódio. Isso quer dizer que é melhor a simplicidade com amor do que a riqueza cheia de problemas.
21:31
Cavalo
“O cavalo se prepara para a batalha, mas a vitória vem do Senhor.” Quer dizer que você tem que se preparar pra tudo na vida, mas precisa depender de Deus.
23:32
Víbora
O vinho (ou a bebida alcoólica) envenena como uma cobra. Sai fora !!!
26:2
Pardal
A maldição sem causa é como a ave que não pousa! Tome cuidado com a superstição.
26:3
Jumento
Aquele que precisa ser corrigido sempre é comparado ao cavalo e ao jumento.
26:11 e 17
Cachorro
Quem volta a cometer os mesmo erros é como o cão que volta ao vômito (argh!!!). Quem se mete em discussão alheia é como o que pega o cachorro pelas orelhas. Experimente pra você ver a reação.
30:15
Sanguessuga
Agur compara a sanguessuga insaciável à sepultura, à mulher estéril, à terra que absorve água e ao fogo.
30:19
Abutre e serpente
O texto compara a retidão de um relacionamento entre um homem e uma mulher com o voo do abutre e o caminho da serpente. É pra não deixar marcas, no sentido de não machucar.
30:26
Coelhos
Algumas versões traduzem como arganazes. O exemplo é que o animal é indefeso, mas procurar habitar nas rochas (Mt.7).
30:27
Gafanhotos
Que atacam como praga em bandos. A ideia é mostrar a união. Você sozinho pode pouca coisa, mas um grupo de amigos pode bem mais.
30:28
Lagartixa
Algumas versões traduzem como geco (aceitável) ou ainda rato (parece que não tem nada a ver). Mostra que um ser pequeno entra na casa do rei, assim como devemos estar na casa do Pai (Sl.84).



Cada um desses bichos representa uma situação prática e, se dermos valor aos exemplos, temos muito a aprender. Salomão destaca que o homem justo cuida bem de seus animais (12:10, 27:23). Se você tem um animal, deve cuidar bem dele. Mas tome cuidado com os exageros. Hoje virou moda tratar o animal de estimação como “membro da família”. Todo exagero é questionável. E nas situações do dia a dia, lembre-se dos ensinos dos animais. Sua vida será “animal” diante de Deus.

Nenhum comentário: